miércoles, 20 de abril de 2022

Resumo da vida de Marie Curie

Marie Curie nasceu em Varsóvia em 1867 e foi uma física e química polaca nacionalizada francesa, que foi pioneira no campo da radioatividade. Foi a primeira pessoa em receber dois prêmios Nobel em distintas especialidades: em física e em química. Também foi a primeira mulher em ocupar um posto de professora na Universidade de Paris [1].


Marie Curie
Teve uma infância muito humilde, pois os seus pais tinham perdido as suas propriedades e muito do seu dinheiro durante as sublevações nacionalistas polacas da época. Portanto, Marie e os seus quatro irmãos tiveram nos inícios uma luta muito difícil para sair adiante na vida. Marie junto à irmã Helena tiveram de assistir aulas clandestinas para aprender a cultura polaca.

Por esta infância tão complicada, Marie tive problemas de depressão sendo adolescente,  depressões que ela conseguia superar com longas temporadas no campo com alguns dos seus parentes.

Quando era jovem fez um acordo com irmã Bronislawa, elas iam ajudar-se financeiramente com os estudos. Primeiro, seria Bronislawa quem viajaria a Paris para estudar medicina, e receberia o apoio financeiro de Marie, que trabalhava de professora particular em Varsóvia.

Depois de dois anos, Bronislawa, que já tinha uma melhor posição em Paris, convidou a irmã Marie viajar com ela a Paris. Contudo, Marie não aceitou a proposta, porque elas não tinham suficiente dinheiro para pagar tudo. Durante todo este tempo, Marie continuava a estudar conta própria, e começou a sua formação científica num laboratório químico no centro de Varsóvia.

Finalmente, no ano 1891, Marie Curie partiu para França, onde ficou por um tempo com a irmã, e prosseguiu com os seus estudos de física, química e matemáticas na Universidade de Paris. Além disso, nesse tempo, Marie tinha de estudar a língua francesa.

Em 1894, Marie conheceu o Pierre Curie, quem era instrutor da Escola Superior das Física e Química Industriais de Paris. A paixão partilhada pela ciência fez com que estes dois científicos, que estavam já a trabalhar estreitamente em equipa, sentiram-se atraídos, e começaram a namorar.

Família Sklodowski

A história de Marie desse momento em adiante já é mais conhecida. Ela trabalhou sempre muito nas suas investigações, que muitas vezes punham em perigo tanto a sua vida como a de Pierre, e que posteriormente lhes provocou muitos problemas de saúde. Juntos formaram uma família, e Marie sempre fez grandes esforços em transmitir a cultura e a língua polaca às suas filhas, uma das quais, Irène, continuou mais adiante com as investigações dos seus pais, e também recebeu o prémio Nobel em 1935.

Naquela época, para as mulheres era ainda muito mais difícil conseguir ter uma vida como cientista. Como comentário final, só dizer que quando em 1903 Marie e Pierre Curie receberam prémio Nobel pelo descobrimento da radiação, no princípio, o comité queria só premiar o Pierre. Nesse momento, Pierre Curie disso que não aceitaria o prémio a menos que Marie também fosse galardoada.

Ainda mais, na sociedade cientista francesa da época, Marie encontrou normalmente muita oposição, simplesmente por ser mulher, e teve de afrontar algum que outro escândalo e inclusive perseguições. Em 1911, Marie recebeu o seu segundo prêmio Nobel, pelas suas contribuições, que esta vez deram lugar ao descobrimento de dois novos elementos químicos, o radio e o polónio. Este facto teve também o efeito de libertar a Marie de muitas das tolices dos seus inimigos.

Dedicado à União Europeia.
Dedicado a todas as boas mulheres do mundo, que são muitas.
Dedicado também a todos os homens que sabem pensar como as mulheres,
entre eles destaco cá especialmente a Alan Turing :-)





3 comentarios:

  1. Muy bien con el Portugués! Enhorabuenaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Fdo:la vieja de la cachaba

    ResponderEliminar
  2. Os espanhóis devemos ser sempre gratos aos portugueses. Quando as coisas ficaram feias por aqui, quase sempre foi graças a eles que conseguimos levantar a cabeça.

    ResponderEliminar